segunda-feira, outubro 29, 2007

O orkut e a Mansão Foster Para Amigos Imaginários

Observação 1: Se você veio atrás somente do desenho animado "Mansão Foster Para Amigos Imaginários", vá direto ao final do texto.

Observação 2: O assunto tratado neste tópico era para ter sido incluído no bost anterior, mas me chateia tanto que mereceu um só para ele. Apesar de antigo e manjado, ainda permanece atual. Claro, isso se eu não tivesse falado só o óbvio. Mas leiam, pelo menos (já que ninguém nunca comenta):

Uma coisa que me chama atenção no orkut são aquelas pessoas que te adicionam (esse verbo foi mais usado nesses últimos anos do que em toda a sua existência) e que você nem sabe quem são. Eu as chamo de Amigos Imaginários, em homenagem à minha mãe de criação (também conhecida como televisão).

Amigos imaginários. Engraçado, eu cresci vendo aquelas crianças nos filmes/desenhos americanos, inventando personagens para suprir suas lacunas de atenção. Aquilo nunca me entristeceu, pois não via aqueles pimpolhos como melancólicos ou perdedores e sim como criativos e independentes, capazes de contornar problemas. Na pior das hipóteses, eram pelo menos felizes. E eram, afinal, crianças.

O que eu vejo hoje é a versão bizarra desta história, onde adultos chatos problemáticos se contentam em exibir seus rabos on-line no orkut e pendurar suas melancias virtuais no pescoço. Na maioria dos casos são pessoas sem carisma, que não conseguem manter conversas estimulantes em tempo real e ficam deixando recados genéricos, muitas vezes para zilhões de macacos virtuais ao mesmo tempo. Eu vejo figuras, eu vejo piadas, eu vejo propagandas e vejo "alôs", e tudo que leio é "ei, ei, me dê atenção!". Poucos são os casos em que o recado tem conteúdo, é dirigido a mim e é escrito por uma pessoa que realmente me conhece.

Uma constatação: pelo menos as crianças usa(va)m a imaginação; os adultos, por outro lado, escolhem seus "coleguinhas" no cardápio e saem coletando aqueles que consideram mais legais, na busca por status. Em vez de inventar, procuram amigos imaginários da vida real. Outra diferença marcante é que os companheiros das crianças servem de muleta para seus sentimentos, se tornam confidentes e melhores amigos. Suas versões on-line são apenas um quadradinho com (nem sempre) uma foto no canto superior direito da tela. Acho que existem indivíduos que necessitam ver um monte de gente com o rótulo "amigo" para se sentirem queridas. E mais deprimentes ainda são as comunidades do orkut onde as pessoas adicionam umas às outras a fim de inchar suas listas.

Dizem por aí que o orkut já era. Já vai tarde. E bem que podia ter levado esse povo todo com ele.

-----
Para aqueles pequerruchos que não deram a menor bola para o bost e só vieram aqui por causa da "Mansão Foster" no título, clique na figurinha abaixo e veja o perfil de um amigo imaginário profissional. Mas não esqueça, amiguinho, que por trás desta página fofa pode se esconder um gordo velho, peludo e pedófilo. Não sabe o que é pedófilo? Pergunta pra mamãe, mas não diz que fui eu que mandei...


Atualização: não adianta mais procurar o perfil acima, porque ele foi apagado. Ou será que era imaginação minha?

4 comentários:

Gley disse...

Será que o dono desse perfil vai querer me processar?

Unknown disse...

tu tem toda a razão!

Natan Rs disse...

Conheci seu blog hoje, e este realmente tem qualidade.
Só fiz esse comentário pra lembrar, em relação ao 6º parágrafo, que a foto do orkut fica no canto superior esquerdo.
Continue o ótimo trabalho,
Abraços

o gato da net.com disse...

eu acho que tudo o que vc escreveu aqui , no fundo,no fundo,bem lá no fundinho,é endereçado a si mesmo,e que essas críticas ao orkut e como as pessoas que se relacionam nele,são endereçadas a vc mesmo,essas críticas se voltam para vc.em alguns momentos acho que o que vc disse tem razão,e o texto foi muito bem escrito por sinal,mas não concordo com tudo,acho que isso é uma ponta de despeito da sua parte e uma incapacidade de se relacionar com as pessoas.ps;.eu tenho isso tb e é por isso que eu posso sentir e dizer...isso é despeito das amizades que as pessoas fazem aqui no orkut,ainda que à sua maneira,mas pelo menos elas conseguem manter esse vínculo,nada muito ortodoxo,mas vc há de convir que os tempos são outros,e abordagem de aproximação entre as pessoas mudou tb.pense nisso,mas de qualquer forma a sua critica é um tanto quanto válida e pertinente...mas senti,sim uma ponta de raiva contida,um resentimento negativo qualquer como se quizesse chamar a atenção, quase um pedido de socorro;pura carência...