segunda-feira, outubro 29, 2007

As novas tecnologias em desperdício de tempo no trabalho (ou: "Tomara que o chefe não leia meu blog")

Eu fico impressionado com a proliferação das chamadas "redes sociais" pelo mundo e excepcionalmente pelo Brasil. Depois de conviver com o orkut, o natimorto Gazzag, o MySpace e os infindáveis instant messaging (IM) da vida, agora chegamos a um nova (?) etapa: a era dos miniblogs (Twitter, Jaiku) e a cria profana de orkut+MySpace, também conhecida como Facebook.

Começando pelos miniblogs. Eu particularmente uso o Twitter, e até gosto. É uma forma de ver o que as pessoas andam fazendo instantaneamente, tipo um BBB com pessoas que você conhece. Não serve para investigar a vida de ninguém e sim manter um contato não-invasivo com seus amigos e conhecidos. Apesar de ser chamado "miniblog", está mais para um meio-termo entre orkut e IM. Vou tentar explicar a sensação: durante anos como membro, nunca consegui me adaptar ao orkut; detesto o esquema de "recados", onde se entra e espera carregar uma página gigante, para enfim visualizar um monte de informação sem expressão nenhuma. Eu já não me sinto conectado a ninguém pelo orkut, é como se fosse apenas uma vitrine onde o produto sou eu.

Já o MSN Messenger, que conheço desde o surgimento, considero irritante. Não é possível manter conversas regulares com ninguém por mais de dois minutos, uma vez que as pessoas passam o dia nesta coisa e desgastam qualquer assunto. Além do mais me chateiam as pessoas conectadas diretamente comigo. É como se estivessem plantadas na minha frente, esperando eu falar, um tipo de pressão moral.

Com o Twitter/Jaiku é diferente: você sabe que aqueles caras estão ali, conectados, porque vez ou outra alguém fala algo. É como se fosse uma extensão da minha sala, onde vários amigos que eu nunca vejo (alguns que eu nunca vi, inclusive) estão sentados. Consigo me concentrar no trabalho (ao contrário do MSN), e ao mesmo tempo sinto a presença das pessoas, que de vez em quando soltam alguma piada ou mandam o link de uma notícia interessante. Exatamente como acho que deve ser um espaço de trabalho. Outra coisa é que as pessoas não se comunicam diretamente (apesar de possível), elas falam pra quem quiser ouvir - ou seja, sem pressão.

Resumindo (nunca na história deste país você vai ver outras analogias como essas):

1) o orkut é um zoológico onde cada um tem uma jaula, e de vez em quando jogamos amendoins uns para os outros;
2) os IM são salas onde as pessoas ficam te encarando, esperando você falar com elas, e onde inevitavelmente vai começar um papo de fila de banco: "opa!", "e aí, como é que vai?", "pois é", "vamos marcar";
3) o Twitter (e o Jaiku, enfim) é um salão, onde todos estão sentados fazendo suas próprias coisas e se comunicam quando e como querem - no strings attached.

Agora, o Facebook. Esse vai ser difícil de me conquistar. Embora possua muitos elementos extras que superam o orkut (como a possibilidade de instalar aplicativos na sua página, transformando-a em um portal pessoal), a coisa ainda é muito estranha, <clichê> a interface é pouco amigável </clichê> e eu tenho certeza de que logo logo vou deixar pra lá também. Fiz meu cadastro, tá lá minha página, mas não tenho vontade de visitar. Só o que me interessa são os aplicativos [sensor de presença nerd ativado]. No mais, é como o orkut: vitrinão.

P.S. 1: Como me iniciei no Twitter e só conheci o Jaiku depois, fico com o primeiro. Nem sei se existe alguma diferença, e nem me importa. Não tentem me convencer a mudar e eu farei o mesmo. O Jaiku é seu e você que sabe o que fazer com ele.
P.S. 2: Aguardem um possível bost daqui há alguns dias desmentindo tudo que eu falei e dizendo que o Facebook é a melhor coisa que já apareceu na internet. Eu me conheço.
P.S. 3: Não são todos os IM que eu odeio. Do Google Talk eu gosto. Aliás, quase tudo que o Google faz eu gosto. Espero que isso sirva para alguma coisa quando o Google. a Alchemax e a Stark-Fujikawa governarem o mundo.

Nenhum comentário: